Prémio Luria: uma feliz concretização profissional. E uma coincidência emocionante.

Escrito em em Janeiro 15, 2018

Uma feliz concretização profissional. E uma coincidência que me deixou emocionado. É assim que posso resumir a distinção que recebi no passado mês de Outubro, na Universidade de Yekaterinburg, na Rússia: o Prémio Luria, atribuído pelo presidium do The Fifth International Luria Memorial Congress.

Em primeiro lugar, é uma feliz concretização profissional, porque o Luria International Memorial Congress é um dos mais importantes acontecimentos mundiais em Psicologia, tendo como referência um especialista em Psicologia do Desenvolvimento, o famoso Alexander Luria. Este psicólogo é tão relevante ao ponto de ser citado em obras de todo o mundo e de influenciar diversos campos da Psicologia e não só.

Por outro lado, esta foi também uma coincidência feliz, que me deixou emocionado, visto que o prémio foi entregue pelo Professor Jordi Peña-Casanova (Barcelona, Espanha) com quem comecei a estudar o sistema neuropsicológico de Luria há 25 anos.

Além disso, a atribuição teve um gosto ainda mais especial, tendo em conta que esta edição do Luria International Memorial Congress celebrou duas efemérides de grande importância: o 115º aniversário do nascimento de Alexander Luria e o 40º aniversário da morte deste psicólogo.

Foram duas oportunidades perfeitas para relembrar a vida e a obra de Luria. Aliás, o tema do Congresso foi “A Abordagem Luriana na Psicologia Internacional”, o que incluiu alguns tópicos, como a neuropsicologia e as neurociências, a psicologia histórico-cultural e a neuropsicologia do desenvolvimento.

Estes tópicos incluem assuntos, como desenvolvimento neurocognitivo infantil precoce, pacientes psicossomáticos, neurolinguística, psicogenética, psicofisiologia e ensino de psicologia.


Tagged as , , ,



Comentários

Deixar um comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com um asterisco (*)



Continuar a ler


Please visit Appearance->Widgets to add your widgets here