Quais são os principais sintomas de dislexia?

Escrito em em Maio 21, 2018

Conheça quais são os principais sintomas de dislexia e que tipos de dislexia é que existem.

A dislexia é, logo a seguir à hiperatividade, a justificação mais frequente para o insucesso escolar. Mas afinal o que é a dislexia?

* Omissões, substituições, distorções ou adições de palavras ou partes de palavras;

* Baixa velocidade de leitura;

* Falsas partidas, hesitações longas ou “perda de lugar” no texto e fraseologia incorreta;

* Inversões de palavras dentro da frase ou de letras dentro de palavras.

E todas as dislexias são iguais? Não. E nem sempre estes comportamentos correspondem a dislexia. Por isso é tão importante começar com um BOM DIAGNÓSTICO! Errar no estudo inicial da causa, pode fazer demorar meses ou mesmos anos a tratar o que pode desaparecer em pouco tempo.

Quais então as condições psicológicas em que podem aparecer aqueles comportamentos que tanto dificultam a vida escolar da criança e do adolescente?

Uma delas é realmente a dislexia. Mas as mesmas dificuldades aparecem em crianças e jovens que, mesmo que muito inteligentes, não amadureceram ainda para assumir responsabilidade de trabalho escolar; ou com características de personalidade que se opõem a esse trabalho se não é pela sua própria vontade. Estes problemas também aparecem em crianças e jovens que ainda não desenvolveram suficientemente capacidade de abstração para a aprendizagem da leitura e escrita e precisam de ser estimuladas a nível intelectual; ou simplesmente em crianças que ainda estão perdidas a tentar entender o que é a escola …

Propriamente dislexia

Os casos de crianças e adolescentes que apresentam uma condição de dislexia primária, ou seja, aquelas dificuldades que são exatamente dislexia, são poucas. A causa está associada a insuficiente maturação de uma de duas áreas do córtex cerebral. Uma localizada no hemisfério cerebral direito, que dificulta o processamento em tempo útil da informação espacial, originando a dislexia visuo-espacial.

A outra forma de dislexia, a dislexia fonológica, está associada a uma área localizada no hemisfério cerebral esquerdo.

Nenhuma destas duas formas de dislexia corresponde a uma doença. Estas duas áreas cerebrais, tal como acontece com 75% do cérebro humano, não tem informação genética para se formar e trabalhar da forma que desejamos. São áreas cerebrais que se estruturam de forma funcional ao longo do desenvolvimento, e com base no tipo de brincadeiras e de interações da criança com outras crianças e com o adulto. Por isso em vez da palavra doença usamos a palavra condição psicológica.

Mas claro que esta condição implica uma intervenção rápida de forma a tornar aquela área cerebral tão funcional quanto ela é nas outras crianças e jovens que aprendem a ler com facilidade. Este trabalho é realizado em sessões de Educação neurocognitiva por especialistas treinados.


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